sobre nós
Nosso time criativo
Feito POR ARTISTAS PARA ARTISTAS
A marca “Ah! Sketchbook” começou com uma grande paixão pelo desenho. Sua fundadora, a ilustradora Catarina Churakova, morava na Rússia, em uma das cidades mais bonitas do mundo – São Petersburgo – e costumava sair às ruas para fazer esboços urbanos. Após várias tentativas mal sucedidas de encontrar um bom caderno nas lojas, ela decidiu costurar o seu à mão.
Já na execução do primeiro caderno “Ah! Sketchbook” a artista pensou em detalhes importantes: formato quadrado, abertura em 180°, cantos arredondados nas páginas, costura na cor do papel, capa bonita e durável… e daquela época até hoje, todas essas qualidades continuam presentes nos cadernos.
Os primeiros pedidos começaram quando colegas e amigos reconheceram a alta qualidade do produto nas mãos da Catarina. Após várias encomendas entregues tornou-se necessário criar um nome e uma logomarca.
O nome deveria ser alegre, pra cima, que transmitisse aquela emoção que a gente sente quando finalmente encontra o que procura há muito tempo e se admira com isso. Foi assim que a marca adquiriu o seu nome na Rússia – “Ha! Sketchbook “ (“ha” – em russo, é uma exclamação de alegria). Para a logomarca foi escolhido um ponto de exclamação em forma de pincel e uma gota de tinta. Se você ainda não viu esses símbolos no logotipo, dê uma olhada novamente. Em 2016, Catarina muda-se para o Brasil e o nome foi refeito para o público brasileiro, “Ha! Sketchbook ” passa a ser “Ah! Sketchbook”.
Além dos 3 tipos de papel utilizados no começo, hoje a produção já conta com mais de 15 papéis diferentes. Em algumas capas existe uma janelinha para o título do álbum.
A marca se desenvolveu desde então, e o movimento Urban Sketchers do Brasil ajudou a impulsionar a divulgação dos cadernos de qualidade. Entre os participantes desse movimento estão a maioria dos clientes – pessoas unidas pela paixão pelo desenho urbano.
Viajar pelo mundo desenhando, com um sketchbook na mão, levou a artista a reconhecer que no Brasil existe uma falta de produção de acessórios, além dos cadernos. Assim, ela teve a ideia de criar godês de cerâmica, o que foi possível através da parceria com a talentosa ceramista Christiana Pacheco. O primeiro godê da “Ah! Sketchbook” feito com essa parceria foi “Casinha” – uma forma inspirada na roça mineira, nas casas rústicas de Ouro Preto.
Quando a demanda de novos produtos ocorreu, mais ideias foram surgindo. Além dos godês, foram criados porta-pincéis, estojos de tecido, recipientes para água. Entraram para a equipe as costureiras Natália e Maisa, que ajudam a desenvolver e produzir tudo que é relativo à costura.
Logo surgiram as coleções temáticas e a maior delas é ”Casinhas”, que atualmente inclui 7 itens. A segunda maior coleção, ”Orquídeas” é igualmente popular. Nossos produtos não apenas ajudam a criar e a inspirar, mas também se tornam um elemento da decoração de um cantinho criativo ou atelier. Na compra combinada de produtos, os kits disponíveis, é enviado um presente maravilhoso. Todos os produtos são feitos à mão, super exclusivos!
Na sequência da ampliação dos itens produzidos, a ”Ah! Sketchbook”, junto com alguns ilustradores brasileiros, viabilizou conjuntos de adesivos e capas de cadernos que complementam as coleções e ajudam a decorar os sketchbooks. Assim foram criadas pela ilustradora Giselle Vargas, as mais de 30 ilustrações para os 4 conjuntos de adesivos temáticos e para a capa do caderno da coleção “Casinhas”.
Atualmente o objetivo da “Ah! Sketchbook” é incorporar as ideias de outros artistas e ilustradores aos seus produtos, impulsionando a realização de projetos em parceria, tudo para viabilizar a criatividade. E mesmo que algum cliente não se considere um artista ou ilustrador, que as ideias criativas inspirem a todos.
artistas parceiros:
Christiana Pacheco
Natural de Belo Horizonte, desde criança já demonstrava um interesse enorme pelo campo das Artes, desenhando, pintado e modelando na argila. Ainda criança, fez aulas de Pintura com a artista plástica Esthergilda Menicucci, com Mariza Guerra e mais tarde frequentou a Escola Guignard, realizando o curso de desenho com a artista Júlia Portes. Formada em Belas Artes, pela UFMG, especializou-se em Gravura em Metal e foi morar na Itália para estudar na Academia de Belas Artes em Florença. Lá participou de Mostras expondo suas pinturas em acrílica e painéis feitos com materiais reciclados, como latinhas de refrigerante e fechaduras. Em 2012 expôs uma série de pinturas em acrílica na FAOP em Ouro Preto, inspirando-se nos Patchworks florais e em 2014, graduou-se em Paisagismo pela Faculdade INAP, e desde então, começou a aventurar-se pelo mundo da Cerâmica.
Giselle Vargas
Designer de Produtos formada na UEMG, com cursos de extensão na UFMG e na Escola Guignard, trabalhou como Diretora de Arte em diversas agências de publicidade, obtendo um Prêmio Colunistas por criação de campanha. Como autora e ilustradora infantil, publicou diversos trabalhos na área Editorial - jornais e revistas - e também nas áreas Didática e de Literatura, onde possui mais de 40 livros editados. Participou de exposições e mostras de ilustração infantil em Barcelona e Pontevedra na Espanha e em Bolonha, Itália. Integrou catálogos de ilustração da Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato, do Instituto Goethe em São Paulo e da Fundação Biblioteca Nacional e FNLIJ, que divulgam ilustradores brasileiros. É participante ativa no movimento Urban Sketcher do Brasil e professora de desenho e aquarela no Atelie da Vila em Belo Horizonte.